Oportunidade aos brasileiros de concluir o ensino fundamental e médio


Nem todos os brasileiros tiveram a oportunidade de cursar regularmente o ensino fundamental e médio. A educação de base é a mais importante para erradicar problemas sociais e o analfabetismo. Para quem não pode frequentar antes a escola pode ter seu certificado posteriormente sem problemas através do Encceja. Saiba o que é e como funciona a seguir. 

O que é o Encceja?

Encceja é um nome muito pequeno para a sua importância e significado. Quer dizer Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ou seja, certificação de estudo de base.

A sigla representa o certificado de conclusão do ensino médio fora do período tradicional. Se um jovem não pode cursar regularmente o ensino fundamental ou o médio ele pode voltar para a sala de aula e estudar e comprovar seus conhecimentos por meio de uma prova. Caso seja aprovado neste teste receberá o seu certificado comprovando seu conhecimento.

O exame é aplicado todos os anos com jovens fora da faixa etária para frequentar o ensino regular. O aluno possui direito a aulas para se preparar para a prova através do programa de Educação Para Jovens e Adultos e fará a prova de graça. 

Para que serve o Encceja?

A finalidade do Encceja é simples e única: fornecer certificado de ensino fundamental ou médio aos jovens e adultos que não puderam frequentar a escola antes. Voltar à sala de aula fora da faixa etária traz diversos problemas tanto comportamentais como sociais. Então é uma alternativa para que os adultos não abandonem a sala de aula e se afastem dos estudos.

Muitos precisam abandonar a sala de aula para se ajudar os pais ou se quer tiveram acesso a uma vaga no ensino de base. Até mesmo doenças graves ou periódicas podem afastar o aluno de sala de aula. Mesmo com tantos fatores ele não deve perder o acesso à educação.

A prova é aplicada com conteúdo programático de acordo com cada séria. São dois testes diferentes, um para ensino fundamental e outro para ensino médio. Um depende do outro. O aluno deve ser aprovado no fundamental e só no ano seguinte se inscrever e realizar a prova do ensino médio.

O certificado possui validade nacional e pode ser apresentado em qualquer instituição de ensino superior para os interessados em fazer uma graduação ou curso técnico. 

Como fazer?

O exame é aplicado anualmente e gratuitamente. Para realizar a inscrição Encceja 2020 é necessário se entrar no site do programa e realizar a sua inscrição. Ela é gratuita e mesmo não tendo sido aprovado no ano anterior o aluno pode fazer o teste novamente.

É preciso apenas informar o nome completo com a numeração dos documentos pessoais e endereço. Escolha o ano o qual deseja prestar a prova e envie o formulário de inscrição.

Os próximos passos são aguardar a informação de data e hora da prova e realizar o teste. O resultado é divulgado no mesmo site.