Empreender: Como anda seu marketing pessoal?

A competência hoje em dia é uma das coisas mais importantes no mercado de trabalho. Mas não basta ser competente. É preciso lutar pelo reconhecimento. Investir na sua imagem pode ajudar na sua carreira. Profissionais discretos, que esperam pacientemente uma oportunidade, estão desaparecendo, ou por conta própria, ou porque o mercado está exigindo. Construir uma boa imagem de si mesmo é tão importante quanto conseguir excelentes níveis de desempenho.

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal

Você precisa aparecer, ter visibilidade, construir uma boa imagem perante o mercado, através de rede de contatos. Pessoas que sempre ganham a simpatia por onde passam e que sabem trabalhar em equipe têm mais chance de conseguir boas colocações. Aquelas pessoas ranzinzas e que possuem frequentes alterações de humor são excelentes candidatos ao desemprego.

Agora, só um aviso: não adianta querer fazer e acontecer para mostrar para o mundo que você é bom, sem ser. Ninguém consegue vender um produto ruim por muito tempo. Portanto, mãos à obra e invista mais na sua formação, faça cursos de especialização, aprenda inglês, espanhol e domine a informática.

No mundo de hoje analfabeto é aquele que não domina um segundo idioma e que não sabe trabalhar com informática. Você se enquadra aqui? Então é hora de se mexer. Leia jornais, revistas, seja uma pessoa conectada; um profissional bem informado tem mais credibilidade. Mas seja eclético: saiba um pouco de tudo: literatura, poesia, filosofia, história, política, economia, geografia. Nada pior do que está numa roda de amigos e não saber conversar nada, ou fica “viajando na maionese”.

A comunicação é um outro item fundamental para o marketing pessoal, pois comunicar bem é fundamental para construir uma imagem positiva. Mas preste atenção: timidez ou excesso de tagarelice atrapalham qualquer estratégia de marketing pessoal. Quem não consegue defender suas ideias com clareza, tem poucas chances de se dar bem. Os especialistas dizem que uma vida social razoavelmente movimentada ajuda a alavancar carreiras. Mas tenha bom senso: escolha bem onde aparecer, pois badalações não estão na mira de pessoas que querem ótimas colocações profissionais.

Abaixo, algumas sugestões de como você aparecer sem cometer exageros:

  • Relacione-se bem com a imprensa.
  • Cultive relacionamentos – sozinho é mais difícil chegar a algum lugar. Mas não entre em contato com as pessoas somente quando estiver precisando, elas perceberão logo o seu interesse.
  • Esteja sempre bem informado – leia jornais, revistas, bons livros, entre em sites de informação – conecte-se, assista aos noticiários diários, enfim, faça tudo para estar sempre por dentro de tudo.
  • Cuide da aparência – pessoas desleixadas causam má impressão.

Aja sempre com bom senso e não cometerá nenhum exagero. E, assim, exercitará o seu marketing pessoal, tão importante para o sucesso nessa vida moderna,