Confira aqui importantes informações a respeito da Inscrição de Financiamento Estudantil

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil, conhecido popularmente pela sigla Fies é um programa bastante concorrido por muitos estudantes Brasileiros. Ele é administrado pelo Ministério da Educação e tem como objetivo financiar a graduação de estudantes que estão fazendo cursos em instituições de ensino superior não gratuitas.

É muito importante que todos os interessados em conseguir um financiamento no Fies 2019 busquem sempre estar acessando o site do programa para consultar maiores informações a respeito de inscrição resultado do mesmo. Caso você não saiba como realizar este processo, continue lendo ao artigo abaixo onde ensinaremos como estar entrando na plataforma. Acompanhe.

Como se Inscrever no Fies

Para conseguir realizar as Inscrições Fies, primeiramente os usuários deverão estar acessando o Sistema de Seleção do Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido por Fies Seleção e preencher todas as informações solicitadas. Informações como:

  • Número de Cadastro Pessoa Física (CPF);
  • Data de Nascimento;
  • Endereço de e-mail (válido);

É muito importante escolher uma senha válida e fácil de ser lembrada, pois a mesma será utilizada para acessar o sistema onde ficarão presentes todos os dados dos estudantes.

Após preencher todas informações, uma mensagem de confirmação de cadastro será enviada para o e-mail escolhido no momento da inscrição. Por fim, o estudante poderá acessará o Fies Seleção e finalizará sua inscrição informando todos os seus dados pessoais a respeito de curso e instituição.

Como funciona

Antigamente o FIES era financiado por pessoas físicas, mas agora não funciona desta forma. Hoje ele é custeado pelo fundo chamado Garantidor de Crédito que permite o financiamento.

Antes, estes financiamentos eram negados devido à necessidade de um fiador, e ainda era necessário que o mesmo apresentasse uma renda 2 vezes maior que a mensalidade do curso.

No entanto, estes quesitos acabam com muitos sonhos de futuros estudantes, já que é em comunidades carentes é difícil ter uma renda alta.

Todavia é preciso frisar que algumas empresas trabalham com regras próprias e pode exigir um fiador. Já sem o fiador, o programa funciona da seguinte maneira: Quando existe a emissão de um título de FIES sem Fiador, uma das parcelas precisa ter o pagamento feito pela instituição para que ocorra a reserva do crédito.

Quem não precisa de fiador

Com a possibilidade de garantir o financiamento estudantil do FIES sem um fiador facilita a vida de futuros universitários.

Confira abaixo, os casos que estão isentos de apresentação:

  • Alunos bolsistas parciais do Prouni.
  • Alunos matriculados em cursos de licenciatura.
  • Alunos que tenham renda familiar de até um salário mínimo e meio.
  • FIES 2019 Sem Fiador: Cursos financiados
  • O financiamento dos cursos só pode ser feito se:

Estiverem com conceito acima ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Além disso, é preciso que seja ofertado pela intuição que participa do FIES;

Cursos presenciais precisam ter média igual ou acima de três no sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), dentro das intuições inscritas;

Apenas se encaixa no programa os cursos que não tem avaliação no SINAES, porém, estão autorizados para funcionamento.