Muito em breve o MEC – Ministério da Educação, juntamente com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgará as primeiras informações do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2024.
Abaixo os estudantes que pretendem participar do exame poderão obter dicas sobre inscrições, isenção, provas e Simulado Enem 2024.
O Enem chega à sua décima oitava edição com a expectativa de recorde no número de inscritos.
O exame, que foi criado em 1998 com o intuito de apenas avaliar o ensino médio público no país se tornou de fundamental importância aos estudantes que almejam ingressar no ensino superior do país, através dos programas do Governo Federal, como Prouni – Programa Universidade Para Todos e Sisu – Sistema de Seleção Unificada.
Além destes dois programas o desempenho obtido no Enem 2024 poderá ser utilizado para fins de Financiamento Estudantil, através do Fies, para bolsas no exterior, através do programa Ciência Sem Fronteiras e até mesmo para a conclusão do ensino médio.
Justamente por proporcionar tantas oportunidades e ser tão importante que o Enem mobiliza os estudantes, que começam a se preparar para as provas antes mesmo do início das inscrições e da divulgação do edital.
Uma das formas de se preparar para a prova é realizando o Simulado Enem 2024. A participação em um simulado do exame pode auxiliar bastante, principalmente aqueles que vão participar das provas pela primeira vez.
Qual o melhor Simulado Enem 2024?
Os principais sites especializados no Enem 2024 disponibilizam aos estudantes a possibilidade de simularem a prova.
Entre as opções há uma plataforma criada para que os estudantes se preparem para o Enem 2024 de uma forma interativa e divertida.
Inscrições no Exame
As inscrições do Enem 2024 estarão disponíveis em maio, após a divulgação do edital Enem pelo MEC e INEP (Veja como se inscrever para o Enem 2024).
Será mais uma vez cobrada uma taxa de R$ 35,00. Porém, os estudantes que vão concluir o ensino médio em 2024 na rede pública serão automaticamente isentos do pagamento desta taxa e os estudantes de baixa renda poderão solicitar isenção através da Declaração de Carência.
As provas estão previstas para o mês de outubro, e o resultado para dezembro.
Continue se preparando. Boa sorte!